‘Peopleware’, o fator humano na tecnologia

DevOps

Peopleware é tudo aquilo que tenha relação com as pessoas no desenvolvimento e no uso do software e do hardware. As pessoas são uma parte imprescindível e vital de tudo isto.

Se nos colocamos na frente do fogão com a intenção de preparar um prato tão espanhol como uma boa “tortilha de batatas”, temos que levar em conta que nosso sucesso depende de uma série de elementos. É imprescindível uma boa matéria prima, uns ovos caipiras, uma boa seleção de batatas… Os utensílios que usamos como essa frigideira antiaderente ou nosso vira-tortilhas, lembrança de qualquer viagem. E o mais importante: nós, nossa capacidade para fazê-la, nossa motivação para que seja um prato saboroso…

 

O caso da tecnologia é idêntico. Durante anos foi baseado no hardware (os equipamentos que usamos, a capacidade de nossos servidores…) e o software (os sistemas, a linguagem…)

Esqueceu-se uma parte importantíssima para o sucesso de nossos desenvolvimentos: as pessoas que o fazem. O que se denomina há muitos anos como peopleware.

 

O que é ‘peopleware’?

Peopleware é tudo aquilo que tenha relação com as pessoas no desenvolvimento e no uso do software e do hardware. As pessoas são uma parte imprescindível e vital de tudo isto.

 

O desenvolvimento de uma aplicação não é igual a qualquer outro processo industrial de produção; mais ainda nos tempos que correm. Não avaliar a experiência, impedir que se experimente… isso não deve ter lugar no desenvolvimento de software e é isso justamente o que nos oferecem as pessoas que trabalham nele.

 

Tem uma grande relação com esse valor ágil que já tratamos em outro post: “Se avaliam indivíduos e interações sobre processos e ferramentas”. Não há uma única definição de peopleware ou não há uma forma exata de expressar tudo o que isso envolve ou implica. É mais uma série de ideias, conceitos, todas aquelas técnicas, ferramentas e facilidades que podem ser realizadas para alcançar esse ideal de ‘equipe’; para que os integrantes de cada equipe entendam que têm todos o mesmo objetivo comum.  Que a comunicação efetiva é importantíssima para alcançar o sucesso. Ser equipes totalmente auto organizadas, multifuncionais…

 

Peopleware cobre todos esses pontos que fazem com que as pessoas de cada equipe sejam cada vez mais produtivas, tenham uma maior motivação, tenham a possibilidade de ir aprendendo cada dia para tentar ser o mais multifuncional possível, encontrem seu lugar na equipe e aceitem e saibam realizar o momento de liderar alguma tarefa.

 

Nem tudo é cor de rosa, sempre aparecem dificuldades e pequenas montanhas a serem escaladas para alcançar o sucesso, mas peopleware é valorizar e ‘mimar’ as pessoas para que escalar essa montanha seja mais fácil e agradável.

 

Assim o entendemos na MTP, empresa na qual nos dedicamos a garantir os negócios digitais (Digital Business Assurance). Este fator humano no desempenho de umas tarefas tão tecnológicas se representa através dos valores que fomentamos na MTP, que são os que, a modo de fortes raízes, permitem nosso sadio crescimento e desenvolvimento.

Ver mais histórias