Previsão de testes
A sistematização dos processos de teste permite prever as necessidades e os resultados dos testes de qualidade de software. Este serviço é baseado na análise dos dados coletados pela MTP em diferentes projetos ao longo de mais de 20 anos.
A previsão informa o que vai acontecer, portanto, permite que ações corretivas sejam tomadas se houver desvios entre o que está planejado e o que realmente está acontecendo.
Não se trata apenas de tomar ações corretivas. Com este serviço, é possível antecipar o aparecimento de problemas, baseando a tipologia e o esforço associados aos testes em informações estatísticas que permitem realizar a previsão.
Dessa forma, os testes dos projetos são baseados em métodos estatísticos que permitem prever a qualidade do código de software e do produto, determinar as partes mais críticas do software e decidir onde aplicar um esforço maior nos testes de garantia da qualidade de software. Tudo isso aumenta o grau de efetividade dos processos (ou atividades) dos testes, facilitando a detecção precoce de falhas com o mínimo esforço, tornando-os muito mais eficazes, facilitando a detecção de falhas com menos esforço.
Através da definição de um perfil, da caracterização de um conjunto de projetos de testes que compartilha uma série de fatores ou características semelhantes, é possível criar uma referência que pode ser reutilizada em futuros projetos similares.
Na prática, isso se traduz em na obtenção de perfis de projetos baseados em dados históricos, permitindo prever o que acontecerá com projetos futuros que possuem características semelhantes.