Bibliotecas de componentes
Dispor de componentes prontos para serem (re)utilizados acelera o desenvolvimento de novos aplicativos e padroniza a imagem da organização para com os usuários, melhorando a percepção da marca.
A MTP ajuda as organizações a estabelecer os princípios críticos de UX para seu negócio, com base nos quais é possível definir guias de projeto que assegurem a consistência dos aplicativos e garantam uma experiência do usuário consistente.
A definição de guias de projeto completas e atualizadas é essencial para garantir a consistência dos aplicativos desenvolvidos por uma organização para qualquer dispositivo. A MTP possui uma metodologia própria para o desenvolvimento de guias de projeto, composta pelos seguintes estágios:
- Inspeção: o objetivo desta fase é entender o ponto de partida da organização, seu contexto, seus aplicativos disponíveis, seus guias e metodologias de projeto existentes, bem como as diferentes áreas envolvidas.
- Identificação de fatores da UX: o guia deve se basear nos princípios e convenções de usabilidade e na experiência do usuário. Isso significa que é necessário fazer um esforço importante para entender quais são os princípios que refletem adequadamente a visão geral da organização. O objetivo final desta fase é identificar um conjunto de princípios ordenados e coerentes, que forneçam a estrutura geral de construção do guia e seus componentes, além de recomendações soluções de projeto inovadoras e consistentes.
- Projeto de componentes: com base nos fatores de UX definidos, cada um dos elementos do guia é identificado e projetado, acompanhado por suas diretrizes, modo de apresentação visual e de interação, além do conjunto de representações e estados gráficos.
- Desenvolvimento de componentes: depois de projetados os componentes, o próximo passo será construir cada um deles para facilitar o trabalho dos desenvolvedores em seu uso.
- Geração do Guia de Projeto: tanto os fatores de UX definidos quanto o projeto dos componentes são armazenados em um espaço na Web que permite, de maneira simples, o acesso das partes interessadas, sua atualização e manutenção, promovendo o uso de boas práticas em UX.