Automação de testes
Por meio do serviço de Gestão e Automação de Regressão Funcional, a MTP garante a execução de testes de regressão de forma mais eficiente.
Graças à industrialização do processo de automação e ao aumento da automação para esses testes de controle de qualidade de software, é possível aumentar o número de execuções não assistidas e detectar o número máximo de incidentes, garantindo a conformidade com o tempo de colocação no mercado (TTM).
O serviço de Gestão e Automação de Regressão Funcional inclui:
- Estabelecimento da estratégia de regressão
- Identificação e gestão dos casos que devem fazer parte da regressão.
- Identificação dos casos a serem automatizados.
- Preparação, execução e manutenção de scripts de automação.
- Execução dos casos de regressão.
Ao desenvolver o serviço de Gestão e Automação de Regressão Funcional, as organizações obtêm diversos benefícios:
- Redução do esforço necessário nos testes de regressão.
- Aumento da cobertura dos testes de qualidade de software.
- Possibilidade de dedicar mais tempo a atividades de maior valor agregado, como atividades de projeto ou testes de qualidade de código de software.
- Economia de tempo na preparação de dados.
- Rápida atualização de scripts perante as alterações de aplicativos.
Mais informações
O que é automação de teste funcional?
A automação de teste funcional consiste na criação de scripts reutilizáveis que executam funcionalidades previamente projetadas para o software, comparando os resultados obtidos com os resultados esperados.
Benefícios da realização da automação de teste
Os benefícios das automações de teste são os seguintes:
- O tempo e o esforço necessários nos testes são reduzidos, o que significa que os testadores funcionais podem gastar mais tempo em testes críticos e não automatizados.
- A amplitude dos testes de software é aumentada com a obtenção de uma cobertura impossível de alcançar com os testes manuais.
- A confiabilidade é aumentada, pois o script sempre executará o mesmo, evitando possíveis erros humanos.
- A estabilidade do software é garantida, verificando se ele sempre funciona da mesma maneira, uma vez que os scripts são repetíveis e programáveis, para que possam ser executados várias vezes seguidas e em momentos diferentes.
Importância da automação de testes funcionais
Esses testes são necessários para a integração contínua, minimizando o tempo e o esforço dos testes de regressão, acelerando desenvolvimentos, atualizações de produtos e reduzindo o tempo de colocação no mercado, além de alcançar um aumento na cobertura dos testes, minimizando erros no processo de regressão.