Escritório de qualidade/QMO (Quality Management Office)
O Escritório de Qualidade/Quality Management Office representa a estrutura organizacional mais relevante da governança de controle de qualidade de software, representando até a governança de TI com foco na garantia de qualidade de processos, projetos, produtos e ROIs associados.
A implementação de um Escritório de Qualidade da MTP determina a obtenção dos seguintes benefícios:
- Prevenção e previsão de falhas, mediante o estabelecimento de modelos específicos.
- Controle dos riscos associados ao desenvolvimento de software e seus provedores.
- Gestão e solução antecipada de problemas.
- Redução de tempos de inatividade.
- Melhoria na coordenação entre equipes.
- Redução do nível de esforço de diálogo do cliente com provedores externos.
- Visibilidade do status de qualidade dos produtos.
- Visibilidade do status dos projetos de testes e desenvolvimento.
- Garantia de que os modelos de trabalho definidos para a garantia da qualidade de software sejam seguidos adequadamente e os processos sejam aprimorados continuamente.
- Identificação de problemas organizacionais ou ambientais endêmicos e consequentes lições aprendidas.
- Representação executiva do cumprimento de objetivos por meio da inteligência aplicada aos painéis de gestão.
- Quantificação do Valor/ROI obtido pelo sistema e pelos serviços de garantia da qualidade.
- Possibilidade de incluir sistemas inovadores na garantia da qualidade de software, como a inteligência artificial.