Gestão de provedores
A gestão de provedores procura simplificar o sistema para obter eficácia e eficiência, com um componente essencial primário em termos econômicos.
A governança dos provedores é uma atividade essencial na gestão adequada de qualquer organização cujo modelo de negócios precise de parceiros essenciais para desenvolver um ciclo de vida maduro de TI e melhoria contínua.
A gestão de provedores, direcionada do ponto de vista da qualidade, determina que a organização adotará o melhor modelo econômico e de processos, para que a escolha e a supervisão dos provedores se tornem relativamente comparáveis à melhoria do processo: provedores desnecessários desaparecerão, provedores que não agregam valor reduzem sua participação e os provedores de automação concentram-se em tarefas repetitivas reais.
Dentro deste serviço, vários níveis de gestão e controle podem ser incluídos:
- Monitoramento dos testes do provedor de desenvolvimento. O objetivo desta atividade é garantir que os testes realizados pelo provedor de desenvolvimento tenham sido concluídos com os níveis necessários de cobertura e qualidade antes da entrega ao cliente. Esta seção inclui atividades como a revisão da qualidade e da cobertura dos projetos de teste, a análise da qualidade da documentação gerada, a análise de evidências dos testes ou a amostragem dos testes realizados.
- Monitoramento, de um ponto de vista independente, das atividades de garantia da qualidade de software responsáveis pelo Desenvolvimento, isoladamente ou integradas ao restante das atividades de QA/QC a serem executadas durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento.
- Previsão do volume esperado de testes e falhas e análise dos resultados obtidos, o que ajuda a identificar os riscos associados à existência de falhas latentes, que podem aparecer nos estágios finais do desenvolvimento ou mesmo na produção.