Auditorias de perímetro interno e externo
Na estratégia de segurança de uma organização, não é suficiente identificar lacunas no código dos aplicativos, também é necessário conhecer o estado em que se encontra a rede acessível em relação à segurança. O primeiro passo é realizar uma série de auditorias internas e externas.
As auditorias externas consistem na análise de vulnerabilidades de segurança no intervalo de IPs corporativos. Neles, não apenas o risco de segurança cibernética dos aplicativos residentes nessas páginas é identificado, mas também são estudadas as violações de segurança e até os dados fornecidos pela empresa através deles.
As auditorias de perímetro internas consistem em testes de segurança dinâmicos, localizados fisicamente dentro ou perto das instalações da organização a ser auditada. Os consultores encarregados da auditoria são responsáveis por procurar as vias de acesso aos sistemas e dados corporativos mais sensíveis da organização, por meio de seu WiFi ou mesmo através de um conector RJ45.
Ao realizar esse tipo de auditoria, qualquer empresa pode avaliar seu risco de segurança cibernética, identificando as lacunas em suas redes acessíveis, bem como os dados que podem ser expostos.