Prevenção de falhas
Os modelos de referência de testes como o TMMi, em seus altos níveis de maturidade, propõem a existência de mecanismos institucionalizados de prevenção de falhas. Isso significa alterar o foco do processo de testes de controle da qualidade de código de software, desde a detecção de falhas por meio de casos de teste até sua a prevenção.
A aplicação sistemática desse princípio em seus serviços permitiu à MTP se tornar a primeira empresa do mundo a alcançar e manter o nível máximo de maturidade de um processo de teste: o TMMi 5.
Esse nível inclui práticas destinadas a analisar sistematicamente a causa raiz das falhas, com o objetivo de executar ações corretivas ou de melhoria “a montante”, a fim de evitar a reprodução de falhas semelhantes. Essa prática destaca a importância da verificação da qualidade de software, ao permitir que o processo de qualidade de software, seja otimizado, reduzindo seus custos, melhorando o time to market e aumentando a qualidade dos produtos colocados em produção. Ele também consegue melhorar o processo de desenvolvimento, uma vez que as ações corretivas identificadas para evitar que as falhas analisadas se repitam se concentram nas fases iniciais do ciclo de vida do software.