Estratégia e gestão de testes
O objetivo deste serviço de garantia da qualidade é estabelecer o escopo, o planejamento (incluindo os responsáveis e as dependências) e os critérios nos quais a execução e o monitoramento dos projetos de testes de controle de qualidade de software serão baseados.
A estratégia será definida com base:
- Na aplicação das melhores práticas e da experiência obtida pela MTP neste tipo de documentação.
- Nas normas internas.
- Nas características do projeto.
E incluirá, entre outras seções:
- Os níveis e tipos de teste, indicando os responsáveis e os ambientes a serem utilizados.
- As entregas relacionadas aos testes de qualidade de código de software.
- As técnicas de projeto a serem aplicadas.
- Os critérios de entrada e saída de cada nível de teste.
- As métricas a serem consideradas.
- A descrição dos modelos de monitoramento ou relacionamento.
- O tipo de dados a ser obtido e as fontes.
- O cronograma/tempo mínimo e máximo de teste.
- Os processos de suporte aplicáveis.
- A estratégia de regressão.
- A estratégia de automação.
A estratégia pode ser definida no nível corporativo ou projeto a projeto. Nos dois casos, a MTP considerará as circunstâncias de cada cliente e ajustará a estratégia às suas necessidades e capacidades.