Implantação DevOps
Nas organizações, é comum encontrar equipes que trabalhem de forma independente, de acordo com o seu trabalho: Desenvolvimento, operações, SQA... Com objetivos diferentes, se não se trabalha de forma coordenada, é normal que ocorram conflitos entre essas etapas.
O movimento DevOps aceita o desafio diário do processo de entrega do software e facilita as técnicas para tentar melhorá-lo.
Através deste serviço e das metodologias para a melhoria dos processos de BPI (Business Process Improvement), é possível resolver o conflito natural entre as equipes de Desenvolvimento e as de Operações/Sistemas, agilizando os processos de entrega e reduzindo o tempo médio do ciclo.
O serviço de Implementação do DevOps oferece:
- Padrões para melhorar a colaboração e compartilhar metas, objetivos, incentivos, processos e ferramentas.
- Processos contínuos no fluxo que o software deve seguir, desde seu desenvolvimento até sua produção e manutenção.
- Conjunto de subprocessos que, agrupados adequadamente, permitem que um pipeline forneça software de qualidade, em menos tempo e com maior frequência.
- As ferramentas existentes são integradas e orquestradas para que seu uso seja compartilhado pela equipe de desenvolvimento e operações.
- Um novo conceito de DoD (Definition of Done), no qual todas as equipes concordam quando uma tarefa é concluída / concluída.
- Sistema monitorado com Nagios e Munin. Não apenas os serviços, a conectividade..., mas também o comportamento do sistema.
- Técnicas e estratégias para separar os processos de liberação e implantação.