Análise de acessibilidade
A MTP analisa protótipos ou aplicativos para garantir que eles estejam em conformidade com os princípios de acessibilidade definidos pela WCAG 2.0 em qualquer um dos níveis de conformidade desejados. Ter aplicativos acessíveis aumenta o público-alvo e melhora a imagem da marca.
Na MTP, a avaliação de acessibilidade da Web segue a Website Accessibility Conformance Evaluation Methodology (WCAG-EM), definida na Web Accesibility Initiative (WAI) e na Norma UNE 139803:2012.
Este procedimento de avaliação de acessibilidade da web consiste em cinco etapas principais:
- Definir o escopo da avaliação de acessibilidade da Web: estabelecendo o que está incluído na avaliação, o objetivo da avaliação e o nível de conformidade com as WCAG (A, AA, AAA).
- Explorar o site da Web: identificar as principais páginas da Web, sua funcionalidade, seu tipo de conteúdo, projetos, tecnologias Web necessárias etc.
- Selecionar uma amostra representativa, de acordo com a estrutura e o objetivo de cada página da Web.
- Avaliar a amostra selecionada: determinando os sucessos e fracassos na conformidade com as WCAG, o suporte à acessibilidade de acordo com as características do site da Web e registrando as etapas da avaliação.
- Relatar as descobertas detectadas na avaliação de acessibilidade da Web.