Painel de gestão/inteligência de QA (iQA)
Que perspectivas precisam ser levadas em consideração ao se falar sobre um Painel de Gestão de Governança de Testes? Como organizar a coleta de indicadores em um Painel de Gestão de QA? Que tipo de indicador deve ser considerado e como interpretar as informações que eles oferecem? Como representar o cumprimento dos objetivos associados à garantia da qualidade?
Por meio desse serviço de garantia da qualidade, são identificadas as premissas estratégicas que foram definidas e transferidas pela organização.
Um interesse especial é colocado em três aspectos principais, que geralmente são recorrentes em todas as empresas:
- A melhoria da qualidade.
- A otimização de custos.
- A conformidade com o TTM (time to market).
Essa perspectiva marca uma maneira possível de organizar os indicadores em um Painel de Gestão, identificando objetivos estratégicos e medindo-os por meio de indicadores que ajudam a tomar decisões por meio da inteligência na garantia da qualidade de software (iQA).
Além disso, a perspectiva do Painel de Gestão para a Governança de Testes é ampliada, credenciada no modelo de referência TMMi e levando em consideração a qualidade do produto, a qualidade do processo e a produtividade por meio de duas visões fundamentais:
- Uma visão Operativa, que mostra os indicadores que permitem monitorar o status do processo e produto.
- Uma visão Executiva, que mostra de maneira consolidada os resultados do cumprimento dos objetivos estabelecidos.