Python, uma linguagem de programação para favorecer a legibilidade do código

DevOps

Python se converteu em uma linguagem de programação preferida por muitos desenvolvedores, e entre os aplicativos onde é muito útil, é onde existe o testing, básico para nosso trabalho na MTP.

No dia 31 de janeiro se comemora o aniversário do nascimento na Holanda de um cientista da computação, Guido van Rossum. Talvez esse nome não seja muito conhecido fora de seu âmbito profissional, mas se falamos da linguagem Python essa seja mais conhecida. Ao final dos anos 80, este cientista trabalhava em um projeto ao que deu o nome de Python, como homenagem ao conhecido grupo de humoristas (Monty Python), do qual Van Rossum era um grande seguidor. Em pouco tempo, esta linguagem de programação adquiriu grande popularidade, sendo uma das mais utilizadas, especialmente para certos aplicativos.

 

O que é Python? Se trata de uma linguagem de programação de alto nível (suporte de orientação a objetos, programação funcional e programação imperativa), de código aberto, cujo principal objetivo é a legibilidade. Para consegui-lo, se baseia em uma sintaxe simples que facilita sua implementação. Falamos neste sentido de uma linguagem de programação interpretada de tipagem dinâmica, que não exige ser pré-processada por um compilador para sua execução e que permite detectar erros no próprio tempo de execução. Finalmente, outra de suas vantagens é que é multiplataforma.

 

Ao utilizar-se Python, há muitas tarefas comuns que não é preciso programar a partir de zero, já que existem bibliotecas, dados e funções incorporadas na própria linguagem que facilitam o desenvolvimento.

 

Como dizíamos antes, Python se converteu em uma linguagem preferida por muitos desenvolvedores de tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning, Big Data, Data Science, frameworks de testes e para desenvolvimentos web.

 

Python, adequado para desenvolvimentos de testing

Um dos aplicativos para os que Python demonstrou ser muito útil, e que tem bastante significado para nossa atividade na MTP, em todas as áreas de Digital Business Assurance, é o testing. Graças a esta linguagem de programação, muitas tarefas complexas se convertem em outras mais simples e rápidas, graças aos frameworks integrados que ajudam a depurar o código. Além do mais, conta com ferramentas de testing e admite testes entre diferentes navegadores e plataformas.

 

Para aplicativos de dados, suas bibliotecas são básicas na hora de resumir em pouca extensão de código as funções mais complexas. E nos desenvolvimentos web, os protótipos elaborados com menos linhas de código, além de criar-se com maior rapidez e eficiência, costumam traduzir-se em aplicativos mais estáveis e seguros, com uma boa qualidade de software.

 

Concluindo, Python é uma linguagem que é conveniente dominar, especialmente por todo aquele programador que queira crescer em sua carreira profissional dentro de importantes projetos cujas tecnologias de base encontram nesta forma de programar uma grande possibilidade de crescimento.

Ver mais histórias