O papel vital do controle de qualidade e dos testes para o sucesso de um produto digital

14 dezembro, 2023

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A qualidade do software, dentro do mundo cada vez mais tecnológico em que atuamos, é a base sobre a qual...

A qualidade do software, dentro do mundo cada vez mais tecnológico em que atuamos, é a base sobre a qual assenta o sucesso de um produto ou serviço digital. A garantia de qualidade, conhecida como QA (Quality Assurance), baseia-se, além de uma série de processos e definição de requisitos, em exaustivos trabalhos de testes. Neste post relembramos alguns dos testes mais importantes para este propósito de garantia de qualidade

Pela nossa experiência na MTP, com mais de 25 anos no setor de garantia de negócios digitais (Digital Business Assurance), pensamos que um bom plano de testes deve considerar muitos fatores e abranger um amplo número de tarefas, começando pelas claras e concluindo em uma série de entregas.

Em primeiro lugar, importa referir que a QA não é um processo isolado, mas faz parte de uma abordagem holística no processo de desenvolvimento de um produto de software. Através de uma série de práticas e técnicas destinadas a detectar erros, para a sua posterior correção ou eliminação, chega-se a um produto fiável, robusto, seguro e funcional, do qual beneficiam os utilizadores finais.

Tipos de teste de software

Como indicamos, para atingir o objetivo final de um produto de software de qualidade, são de vital importância testes que garantam que o software funciona corretamente e responde às necessidades dos usuários. Existem diferentes tipos de testes, cada um com uma função específica. Descrevemos abaixo alguns dos tipos mais comuns.

Primeiro, são realizados testes nos módulos ou funções individuais de um sistema de software para garantir que funcionam corretamente antes de serem integrados. São testes que permitem detectar precocemente possíveis erros. Portanto, o momento ideal para realizar esses testes unitários é à medida que os módulos individuais são desenvolvidos.

Após os testes unitários, outros são realizados com foco na verificação do funcionamento quando ocorre união de unidades ou módulos. São chamados de testes de integração, que buscam verificar se todas as partes formam um todo coerente que funciona sem problemas através da interação dessas partes. Nesta fase trata-se de detectar com precisão os possíveis problemas de comunicação ou qualquer incompatibilidade entre as diferentes partes.

Os testes funcionais focam nos testes de progressão, ou seja, na validação das funcionalidades impactadas pelo desenvolvimento. Estão incluídas três modalidades diferentes de certificação, que serão aplicadas dependendo da natureza do referido desenvolvimento:

– Testes funcionais de certificação de projetos (novos desenvolvimentos)

– Testes de certificação funcional para manutenção evolutiva

– Testes de certificação funcional para manutenção corretiva.

Os testes funcionais abrangem o desenho dos casos de teste que formarão o Plano de Testes a ser executado na fase de execução.

O plano de testes é fundamental e o sucesso do projeto e a qualidade final do software implementado dependerão do seu correto desenho e implementação.

Listamos abaixo alguns aspectos que devem ser levados em consideração ao elaborar um plano de testes eficaz para projetos de software.

– Determine os objetivos: Deve ser fornecida uma visão geral do software a ser testado, bem como os objetivos e o escopo dos testes.

– Estratégia de Teste: Descrever a estratégia geral de teste que será utilizada, incluindo os tipos de testes que serão realizados (manuais ou automatizados), os critérios de entrada/saída dos testes e os requisitos de cobertura dos testes.

– Abordagem de teste: A abordagem específica que será usada para teste é descrita, incluindo o planejamento e design de casos de teste, execução de teste e gerenciamento de defeitos.

– Cronograma e Recursos: O cronograma dos testes anteriores e os recursos necessários para realizá-los são detalhados, incluindo as funções envolvidas, ferramentas etc.

– Casos de Teste: Desenho dos casos de teste específicos que serão utilizados para testar o software, incluindo as etapas que serão seguidas e os resultados esperados.

– Dados de Teste: Descrição dos dados de teste que serão utilizados durante o teste, incluindo dados de entrada e saída para validar a funcionalidade do software.

– Critérios de Aceitação: Também é muito importante coletar os critérios de aceitação que serão utilizados para avaliar o sucesso dos testes, incluindo os critérios de aceitação do software e os critérios de aprovação dos testes.

– Gestão de Defeitos: Deve-se considerar também como os defeitos encontrados durante os testes serão gerenciados e documentados, incluindo o processo de reporte de defeitos, como serão classificados e priorizados, e como serão rastreados até a resolução. É muito importante estabelecer ferramentas de apoio a esta atividade.

– Riscos e Contingências: Identifique possíveis riscos durante o planejamento de testes e medidas de contingência que serão tomadas para minimizar ou mitigar esses riscos.

– Conclusões e Recomendações: Avaliação geral de todo o processo para determinar pontos de melhoria ou otimização.

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