Técnicas e habilidades para melhorar a comunicação entre pesquisa de requisitos de negócios e tecnologia
Melhorar a comunicação entre negócios e tecnologia é um dos principais desafios de qualquer organização. Os departamentos de tecnologia devem ser capazes de entender as necessidades de negócios de seus clientes, internos e externos, para criar sistemas que aumentem a produtividade e a eficiência da empresa.
Ao melhorar o entendimento do que os negócios esperam dos sistemas de informação, o departamento de tecnologia poderá criar o sistema necessário pela primeira vez.
O entendimento das necessidades de negócios para a construção de Sistemas de Informação é articulado através das atividades de Captura e Validação de Requisitos. O desafio é fazer com que o departamento de tecnologia entenda profundamente os problemas e necessidades dos negócios e que os departamentos de negócios entendam como a solução proposta pelo departamento de tecnologia será capaz de resolver essas necessidades.
Este curso fornece uma metodologia completa para gerenciar o relacionamento entre Negócios e Tecnologia, fornecendo técnicas comprovadas de Engenharia de Requisitos que podem ser aplicadas nas atividades diárias de Captura e Validação de Requisitos, de acordo com o tipo de projeto a ser realizado (evolutivo, corretivo, migração ...) ou o sistema a ser construído.
Assim, diretrizes metodológicas serão fornecidas para realizar uma investigação efetiva das necessidades dos usuários, desenvolver habilidades interpessoais para obter os Requisitos, validar o entendimento do sistema com o usuário e ser capaz de resolver conflitos e chegar a um acordo que conduza para um sucesso compartilhado.
OBJETIVOS
- Propor uma metodologia de trabalho completa para todas as atividades nas quais negócios e tecnologia interagem.
- Mostre os principais obstáculos no relacionamento entre negócios e tecnologia.
- Forneça técnicas para determinar o escopo do sistema.
- Propor uma metodologia de trabalho completa para todas as atividades nas quais negócios e tecnologia interagem.
- Mostre os principais obstáculos no relacionamento entre negócios e tecnologia.
- Forneça técnicas para determinar o escopo do sistema. Forneça técnicas para melhorar a atividade de captura de requisitos, com base no tipo de projeto e no sistema a ser construído. Mostrar mecanismos para documentar o contrato de tecnologia comercial. Forneça técnicas para garantir que os negócios entendam como a solução proposta pela Technology resolverá suas necessidades.
- Permita chegar a um acordo e estabelecer expectativas comuns.
- Otimize o tempo e a produtividade das equipes de desenvolvimento e teste.
- Minimize a necessidade de alterações e diminua o retrabalho.
- Minimize a existência de conflitos e forneça mecanismos para resolvê-los.
- Aumentar a eficácia nos testes de aceitação.
- Forneça habilidades interpessoais que permitam otimizar o uso das técnicas aprendidas.
Dirigido a
- Analistas de Requisitos.
- Analistas Funcionais.
- Analistas de negócios / parceiros de negócios.
- Gerentes de projeto.
- Engenheiros de sistemas.
- Engenheiros de desenvolvimento.
- Diretores de departamento.
- Gerentes de qualidade (gerentes de controle de qualidade).
- Responsável pela Metodologia.
- Responsável pela subcontratação.
- Interlocutores com TI nas áreas de negócios (Product Experts).
- Qualquer pessoa envolvida nos requisitos, incluindo usuários.
METODOLOGIA:
O curso tem uma orientação extremamente prática, a fim de obter a melhor assimilação de conteúdo e técnicas, permitindo que os alunos ponham em prática o que aprenderam, simulando situações semelhantes às que encontrarão em suas atividades diárias.
As situações reais serão reproduzidas em um contexto sem riscos e sob a supervisão do especialista, que recomendará mudanças no comportamento dos participantes, na aplicação das técnicas fornecidas e na metodologia de trabalho.
Agenda do curso
1. INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CURSO
- Objetivos da pesquisa de requisitos.
- Requisitos de software e ciclo de vida.
- Ambiente para pesquisa de requisitos
- Obstáculos na pesquisa: debate sobre os mais frequentes.
2. APRESENTAÇÃO GLOBAL DO MÉTODO
- Etapas da metodologia de ensino.
- Técnicas a serem aplicadas no processo.
- Importância das habilidades interpessoais.
- Instalações para o sucesso e atitudes necessárias.
3. O RELACIONAMENTO ANALISTA-USUÁRIO EM REQUISITOS
- Objetivos e benefícios a serem obtidos.
- Maturidade profissional e atitude no processo: O analista como consultor de confiança.
- Modelo cliente-fornecedor em requisitos
4. ESTABELECIMENTO DE UMA LÍNGUA COMUM
- Elementos para obtenção de requisitos: eventos, processos, entidades.
- Tipos de requisitos e a importância da classificação.
5. ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO
- Visão global ou estratégica do sistema ou serviço.
- Exploração de documentação.
- Observação do sistema.
- Confirmação de requisitos e identificação de novas necessidades.
6. TÉCNICAS E COMPETÊNCIAS PARA ESTÁGIOS DE PESQUISA
- Comunicação e suas condições.
- Entrevistas e reuniões em requisitos.
- Outras ferramentas de comunicação e como superar o preconceito.
- Observação e questionários.
- Resolução de conflitos.
7. ETAPAS DE CONSOLIDAÇÃO
- Elaboração do DRS.
- Validação do documento de requisitos.
- Ajuste técnico-econômico.
- Apresentação da proposta e acordo
8. TÉCNICAS E COMPETÊNCIAS PARA AS ETAPAS DE CONSOLIDAÇÃO
- Os relatórios e sua preparação.
- Lista de verificação da qualidade.
- Apresentações
NORMAS RELACIONADAS:
Este curso está alinhado com os seguintes padrões e corpos de conhecimento:
Conselho Internacional de Engenharia de Requisitos (IREB) –Syllabus 2.1
UE 2 - Sistema e contexto do sistema
UE 3 - Elicitação de Requisitos
UE 7 - Validação e negociação de requisitos
Conhecimento em Análise de Negócios (BABOK) - 2.0
Capítulo 2 - Monitoramento e Planejamento da Análise de Negócios
Capítulo 3 - Elicitação
5 - Comunicar requisitos
1 - Definir necessidades de negócios
5 - Definir o Business Case
Capítulo 7 - Avaliação e validação da solução
O curso mostra como aplicar muitas das habilidades técnicas subjacentes propostas no BABOK