Técnicas e habilidades para melhorar a comunicação entre pesquisa de requisitos de negócios e tecnologia

Melhorar a comunicação entre negócios e tecnologia é um dos principais desafios de qualquer organização. Os departamentos de tecnologia devem ser capazes de entender as necessidades de negócios de seus clientes, internos e externos, para criar sistemas que aumentem a produtividade e a eficiência da empresa.

Ao melhorar o entendimento do que os negócios esperam dos sistemas de informação, o departamento de tecnologia poderá criar o sistema necessário pela primeira vez.

O entendimento das necessidades de negócios para a construção de Sistemas de Informação é articulado através das atividades de Captura e Validação de Requisitos. O desafio é fazer com que o departamento de tecnologia entenda profundamente os problemas e necessidades dos negócios e que os departamentos de negócios entendam como a solução proposta pelo departamento de tecnologia será capaz de resolver essas necessidades.

Este curso fornece uma metodologia completa para gerenciar o relacionamento entre Negócios e Tecnologia, fornecendo técnicas comprovadas de Engenharia de Requisitos que podem ser aplicadas nas atividades diárias de Captura e Validação de Requisitos, de acordo com o tipo de projeto a ser realizado (evolutivo, corretivo, migração ...) ou o sistema a ser construído.

Assim, diretrizes metodológicas serão fornecidas para realizar uma investigação efetiva das necessidades dos usuários, desenvolver habilidades interpessoais para obter os Requisitos, validar o entendimento do sistema com o usuário e ser capaz de resolver conflitos e chegar a um acordo que conduza para um sucesso compartilhado.

OBJETIVOS

  • Propor uma metodologia de trabalho completa para todas as atividades nas quais negócios e tecnologia interagem.
  • Mostre os principais obstáculos no relacionamento entre negócios e tecnologia.
  • Forneça técnicas para determinar o escopo do sistema.
  • Propor uma metodologia de trabalho completa para todas as atividades nas quais negócios e tecnologia interagem.
  • Mostre os principais obstáculos no relacionamento entre negócios e tecnologia.
  • Forneça técnicas para determinar o escopo do sistema. Forneça técnicas para melhorar a atividade de captura de requisitos, com base no tipo de projeto e no sistema a ser construído. Mostrar mecanismos para documentar o contrato de tecnologia comercial. Forneça técnicas para garantir que os negócios entendam como a solução proposta pela Technology resolverá suas necessidades.
  • Permita chegar a um acordo e estabelecer expectativas comuns.
  • Otimize o tempo e a produtividade das equipes de desenvolvimento e teste.
  • Minimize a necessidade de alterações e diminua o retrabalho.
  • Minimize a existência de conflitos e forneça mecanismos para resolvê-los.
  • Aumentar a eficácia nos testes de aceitação.
  • Forneça habilidades interpessoais que permitam otimizar o uso das técnicas aprendidas.

Dirigido a

  • Analistas de Requisitos.
  • Analistas Funcionais.
  • Analistas de negócios / parceiros de negócios.
  • Gerentes de projeto.
  • Engenheiros de sistemas.
  • Engenheiros de desenvolvimento.
  • Diretores de departamento.
  • Gerentes de qualidade (gerentes de controle de qualidade).
  • Responsável pela Metodologia.
  • Responsável pela subcontratação.
  • Interlocutores com TI nas áreas de negócios (Product Experts).
  • Qualquer pessoa envolvida nos requisitos, incluindo usuários.

METODOLOGIA:

O curso tem uma orientação extremamente prática, a fim de obter a melhor assimilação de conteúdo e técnicas, permitindo que os alunos ponham em prática o que aprenderam, simulando situações semelhantes às que encontrarão em suas atividades diárias.

As situações reais serão reproduzidas em um contexto sem riscos e sob a supervisão do especialista, que recomendará mudanças no comportamento dos participantes, na aplicação das técnicas fornecidas e na metodologia de trabalho.

Agenda do curso

1. INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CURSO

  • Objetivos da pesquisa de requisitos.
  • Requisitos de software e ciclo de vida.
  • Ambiente para pesquisa de requisitos
  • Obstáculos na pesquisa: debate sobre os mais frequentes.

2. APRESENTAÇÃO GLOBAL DO MÉTODO

  • Etapas da metodologia de ensino.
  • Técnicas a serem aplicadas no processo.
  • Importância das habilidades interpessoais.
  • Instalações para o sucesso e atitudes necessárias.

3. O RELACIONAMENTO ANALISTA-USUÁRIO EM REQUISITOS

  • Objetivos e benefícios a serem obtidos.
  • Maturidade profissional e atitude no processo: O analista como consultor de confiança.
  • Modelo cliente-fornecedor em requisitos

4. ESTABELECIMENTO DE UMA LÍNGUA COMUM

  • Elementos para obtenção de requisitos: eventos, processos, entidades.
  • Tipos de requisitos e a importância da classificação.

5. ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO

  • Visão global ou estratégica do sistema ou serviço.
  • Exploração de documentação.
  • Observação do sistema.
  • Confirmação de requisitos e identificação de novas necessidades.

6. TÉCNICAS E COMPETÊNCIAS PARA ESTÁGIOS DE PESQUISA

  • Comunicação e suas condições.
  • Entrevistas e reuniões em requisitos.
  • Outras ferramentas de comunicação e como superar o preconceito.
  • Observação e questionários.
  • Resolução de conflitos.

7. ETAPAS DE CONSOLIDAÇÃO

  • Elaboração do DRS.
  • Validação do documento de requisitos.
  • Ajuste técnico-econômico.
  • Apresentação da proposta e acordo

8. TÉCNICAS E COMPETÊNCIAS PARA AS ETAPAS DE CONSOLIDAÇÃO

  • Os relatórios e sua preparação.
  • Lista de verificação da qualidade.
  • Apresentações

NORMAS RELACIONADAS:

Este curso está alinhado com os seguintes padrões e corpos de conhecimento:

 

Conselho Internacional de Engenharia de Requisitos (IREB) –Syllabus 2.1

 

UE 2 - Sistema e contexto do sistema

UE 3 - Elicitação de Requisitos

UE 7 - Validação e negociação de requisitos

Conhecimento em Análise de Negócios (BABOK) - 2.0

 

Capítulo 2 - Monitoramento e Planejamento da Análise de Negócios

Capítulo 3 - Elicitação

5 - Comunicar requisitos

1 - Definir necessidades de negócios

5 - Definir o Business Case

Capítulo 7 - Avaliação e validação da solução

O curso mostra como aplicar muitas das habilidades técnicas subjacentes propostas no BABOK