Metodologia e Habilidades em Gerenciamento de Projetos

Grande parte do trabalho realizado em uma organização depende de condições específicas de tempo, orçamento e dedicação, independentemente de ser um trabalho interno ou um projeto para um cliente.

Quando esses trabalhos não são identificados como projetos, geralmente não recebem atenção adequada e acabam exigindo um custo ou tempo mais alto do que o inicialmente previsto. Às vezes, o custo final nunca é conhecido.

O responsável por liderar esse processo é o gerente ou gerente de projeto e precisa da ferramenta de gerenciamento que a metodologia de gerenciamento de projetos supõe.

Muitas vezes, aqueles que adquirem essa responsabilidade têm experiência e treinamento técnico suficientes, mas a execução de cada uma das etapas do ciclo de vida do projeto também requer interação com várias partes interessadas. Para alcançar o sucesso nesse tipo de processo, é necessário mudar de atitude e novas técnicas e habilidades de relacionamento.

OBJETIVOS

  • Defina o escopo de um projeto e saiba negociar
    a aprovação para sua execução (caso de negócios).
  • Planeje o projeto e desenvolva procedimentos de
    gerenciamento de riscos e mudanças para controlar os elementos
    distorcidos do sucesso.
  • Garantir a consecução dos objetivos de gestão das
    vicissitudes e desvios até alcançar o fechamento técnico,
    econômico e administrativo.
  • Realizar o monitoramento e controle do projeto, gerenciando
    a comunicação interna e externa como elemento decisivo
    para o sucesso.
  • Ensaie habilidades humanas essenciais em Gerenciamento de
    Projetos.

Dirigido a

    • Gerentes de projeto.
    • Responsável pelo controle de projetos subcontratados.
    • Responsável pelas equipes de trabalho.
    • Membros dos escritórios do projeto.
    • Engenheiros de desenvolvimento e analistas funcionais ou de negócios.
    • Responsável pela qualidade e metodologia.
    • Diretores e gerentes.
    • Pessoas no processo de promoção para tarefas gerenciais.

     

Tendo participado do desenvolvimento de um projeto.

Agenda do curso

1. O PROJETO E SUA GESTÃO

  • Definições e conceitos básicos.
  • Responsabilidade do gerente.
  • O ciclo de vida do gerenciamento de projetos.

2. DEFINIÇÃO DO PROJETO (INICIAÇÃO)

  • Justificação da oportunidade (o caso de negócios).
  • Análise de custo-benefício e recuperação de investimento (ROI).
  • Definição de escopo, objetivos e resultados.
  • Etapas na negociação.

3. PLANEAMENTO E SEUS ESTÁGIOS

  • Metodologia e resultados.
  • Estrutura de atividade do projeto (WBS).
  • A estimativa de prazos, esforços e custos.
  • Gerenciamento de tempo: priorização e delegação.
  • Planejamento e organização da execução.
  • Terceirização e impacto no projeto: coordenação de compras.
  • Qualidade no Projeto: O Plano da Qualidade.

4. TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO

  • Técnicas de planejamento e representação.
  • Gerenciamento de mudanças, incidentes.
  • Gerenciamento de riscos.
  • Plano de Gerenciamento de Comunicação e Mudança.
  • Recursos e plano de compras.
  • Plano econômico: orçamento de receitas e despesas.
  • Coordenação de equipe.

5. MONITORAMENTO E CONTROLE

  • Comitês e funções.
  • Controle de progresso (financeiro, prazos).
  • Controle de fornecedor.
  • O relatório de status e acompanhamento com o cliente.
  • Monitoramento interno.

6. O ENCERRAMENTO DO PROJETO

  • Encerramento técnico e econômico.
  • O certificado de aceitação e a garantia.
  • A avaliação final e do fornecedor.
  • Problemas de habilidade.
  • Monitoramento interno.

TEMAS DE HABILIDADES

7. DO ENGENHEIRO AO GERENTE DO PROJETO

  • Atitudes recomendadas.
  • Comportamentos a evitar.

8. A COMUNICAÇÃO

  • Perguntas e escuta ativa.
  • Assertividade.

9. NEGOCIAÇÃO E CONSENSO

10. RELATÓRIOS E PROPOSTAS

  • Estágios de produção.
  • Esboço do relatório.

11. REUNIÕES E ENTREVISTAS

  • Preparação e desenvolvimento.
  • Os papéis nas reuniões.
  • Lições aprendidas.

Metodologia:

No início do curso, são detectadas as expectativas e áreas de interesse dos participantes para adaptar a mensagem às necessidades e à cultura do cliente.

O curso é eminentemente prático e, em cada módulo, após a explicação teórica necessária, são realizados os exercícios necessários para consolidar o que foi aprendido e aplicar as ferramentas ou técnicas descritas.

Os exercícios são desenvolvidos em um caso real não identificável, que serve como um fio de conexão do início ao fim.

Os exercícios são feitos em grupo. As soluções propostas por cada grupo são apresentadas pelo orador escolhido para discussão e aprimoramento.

Onde apropriado, são realizados exercícios de dramatização que correspondem a situações reais nas quais ensaiar as atitudes e habilidades necessárias, resultando em simulações muito próximas ao ambiente real dos participantes.