Gerenciamento de serviços de TI
No setor de TIC, atualmente estamos em um cenário em que a redução de custos é reduzida, a otimização da eficiência do processo é a única maneira de manter a qualidade dos serviços de TIC e a implementação de processos com base em modelos de boas práticas. Os padrões de mercado, como o ITIL ©, podem ser de grande ajuda.
Essas boas práticas garantem serviços de qualidade, atenção adequada às expectativas das organizações e controle do serviço que permite a aplicação de melhorias contínuas.
OBJETIVOS
O curso fornece conhecimento básico sobre o ciclo de vida do serviço e sobre como agregar valor aos negócios a partir do Gerenciamento de Serviço ideal. Os participantes realizarão um exercício prático com o objetivo de ser capaz de:
- Identifique os processos em cada estágio do ciclo de vida.
- Conhecer as funções básicas a serem implementadas na prestação de serviços.
- Leve em consideração as considerações organizacionais.
- Conheça as etapas para melhoria contínua dos serviços.
- Pratique os principais aspectos de cada processo.
Dirigido a
- Diretores, gerentes e chefes de projeto de TIC.
- Responsável por qualquer área ou função de TIC.
- Administradores da infraestrutura de TIC.
- Responsável pela prestação de serviços ou parte deles.
- Gerentes de serviço e gerentes de ServiceDesk.
- Consultores e gerentes do painel de controle.
Pré - requisitos : Experiência nas áreas de Consultoria, Desenvolvimento, Operação, Suporte, Controle ou Prestação de Serviços.
Agenda do curso
1. INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS
- Introdução e princípios-chave para o Gerenciamento de Serviços de TI.
- O ciclo de vida do serviço: da teoria à prática.
2. ESTRATÉGIA DE TI E SERVIÇOS
- Criando valor para os negócios através do serviço.
- Portfólio, demanda e gerenciamento financeiro: o plano de sistemas.
3. PROJETO DE SERVIÇO
- Gerenciamento de níveis de serviço, catálogo de serviços e disponibilidade.
- Gerenciamento de capacidade e fornecedores.
- Segurança da informação e gerenciamento de continuidade de serviços de TI.
4. GERAÇÃO E COMISSIONAMENTO DO SERVIÇO
- Gerenciamento de Mudanças, Configuração, Versões e Implantação.
- Transferência de conhecimento.
5. OPERAÇÃO DE SERVIÇO
- Gerenciamento de Incidentes, Problemas, Eventos.
- Gerenciamento de solicitações de serviços, acessos.
- O Centro de Serviços.
- Gerenciamento de aplicativos, Gerenciamento de operações, Gerenciamento técnico
6. MELHORIA CONTÍNUA DO SERVIÇO
- Modelo PDCA.
- Métricas e scorecard