Gerenciamento de serviços de TI

No setor de TIC, atualmente estamos em um cenário em que a redução de custos é reduzida, a otimização da eficiência do processo é a única maneira de manter a qualidade dos serviços de TIC e a implementação de processos com base em modelos de boas práticas. Os padrões de mercado, como o ITIL ©, podem ser de grande ajuda.

Essas boas práticas garantem serviços de qualidade, atenção adequada às expectativas das organizações e controle do serviço que permite a aplicação de melhorias contínuas.

OBJETIVOS

O curso fornece conhecimento básico sobre o ciclo de vida do serviço e sobre como agregar valor aos negócios a partir do Gerenciamento de Serviço ideal. Os participantes realizarão um exercício prático com o objetivo de ser capaz de:

  • Identifique os processos em cada estágio do ciclo de vida.
  • Conhecer as funções básicas a serem implementadas na prestação de serviços.
  • Leve em consideração as considerações organizacionais.
  • Conheça as etapas para melhoria contínua dos serviços.
  • Pratique os principais aspectos de cada processo.

Dirigido a

  • Diretores, gerentes e chefes de projeto de TIC.
  • Responsável por qualquer área ou função de TIC.
  • Administradores da infraestrutura de TIC.
  • Responsável pela prestação de serviços ou parte deles.
  • Gerentes de serviço e gerentes de ServiceDesk.
  • Consultores e gerentes do painel de controle.

Pré - requisitos : Experiência nas áreas de Consultoria, Desenvolvimento, Operação, Suporte, Controle ou Prestação de Serviços.

Agenda do curso

1. INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS

  • Introdução e princípios-chave para o Gerenciamento de Serviços de TI.
  • O ciclo de vida do serviço: da teoria à prática.

2. ESTRATÉGIA DE TI E SERVIÇOS

  • Criando valor para os negócios através do serviço.
  • Portfólio, demanda e gerenciamento financeiro: o plano de sistemas.

3. PROJETO DE SERVIÇO

  • Gerenciamento de níveis de serviço, catálogo de serviços e disponibilidade.
  • Gerenciamento de capacidade e fornecedores.
  • Segurança da informação e gerenciamento de continuidade de serviços de TI.

4. GERAÇÃO E COMISSIONAMENTO DO SERVIÇO

  • Gerenciamento de Mudanças, Configuração, Versões e Implantação.
  • Transferência de conhecimento.

5. OPERAÇÃO DE SERVIÇO

  • Gerenciamento de Incidentes, Problemas, Eventos.
  • Gerenciamento de solicitações de serviços, acessos.
  • O Centro de Serviços.
  • Gerenciamento de aplicativos, Gerenciamento de operações, Gerenciamento técnico

6. MELHORIA CONTÍNUA DO SERVIÇO

  • Modelo PDCA.
  • Métricas e scorecard