Testador certificado

Nível da Fundação ISTQB

OBJETIVOS

Treinamento básico na área profissional de Teste e Qualidade de Software

O principal objetivo é fornecer os procedimentos e métodos de teste mais relevantes que permitirão ao aluno gerenciar, planejar, projetar e executar testes de software com a maior eficiência. Os participantes:

  • Entenda os conceitos principais e fundamentais do teste de software.
  • Garantir uma base sólida para o crescimento profissional na área.
  • Entenda as técnicas básicas de teste de software.

Após a conclusão do treinamento, você pode aplicar as técnicas aprendidas em seus projetos e, assim, contribuir decisivamente para o sucesso conjunto.

O conteúdo deste treinamento permitirá que os participantes passem no exame de certificação (ISTQB Certified Tester Foundation Level) associado ao treinamento.

Metodologia

Exposição de conteúdo por professores certificados e especialistas credenciados na área, com várias referências a casos reais e exemplos.

Realização e análise em grupo dos exercícios práticos de preparação para o exame.


Dirigido a

  • Profissionais da atividade de teste como testadores, analistas e engenheiros de teste, bem como gerentes de qualidade de software.
  • Todos os profissionais que desejam obter uma visão sólida do processo de teste, além de ter reconhecimento internacional: gerentes de projeto, analistas de negócios, gerentes, consultores de TI e membros de equipes de desenvolvimento.

Exame

O conteúdo do programa de estudos (Syllabus) permite fazer o exame para obter a certificação ISTQB Certified Tester Foundation Level

A duração do exame é de 60 minutos e não há pré-requisitos para a realização do exame. Recomenda-se um mínimo de 3 dias de preparação desde o final do curso até sua conclusão

O exame pode ser realizado em praticamente qualquer local do mundo. Entre em contato conosco para especificar o local e a data mais adequados.

Não há pré-requisitos, embora seja recomendável ter um conhecimento básico de desenvolvimento de software.

Agenda do curso

INTRODUÇÃO

O conteúdo do treinamento corresponde à versão mais recente do programa de estudos publicada pelo ISTQB (istqb.org) e credenciada pelo SSTQB (sstqb.es) 

CAPÍTULO 1. BASE DO PROCESSO DE ENSAIO

  • O que é teste?
    • Objetivos característicos do teste
    • Teste e Depuração
  • Por que é necessário tentar?
    • Testar contribuições para o sucesso
    • Garantia de Qualidade e Processo de Teste
    • Erros, Defeitos e Falhas
    • Defeitos, Causas Raiz e Efeitos
  • Sete princípios do teste.
  • Processo de teste
    • O processo de teste em contexto
    • Atividades e tarefas de teste
    • Produtos de trabalho de teste
    • Rastreabilidade entre a base de teste e os produtos de trabalho de teste
  • A psicologia do processo de teste
    • Psicologia Humana e o Processo de Testes
    • Testador e desenvolvedor maneiras de pensar

CAPÍTULO 2. TESTE EM TODO O CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

  • Modelos de desenvolvimento de software.
  • Níveis de teste.
    • Teste de componentes.
    • Testes de integração.
    • Testes de sistema.
    • Testes de aceitação.
  • Tipos de evidência.
  • Teste de manutenção

CAPÍTULO 3. ENSAIO ESTÁTICO

  • Teste estático: conceitos básicos
    • Produtos de trabalho que podem ser avaliados por um teste estático
    • Vantagens do teste estático
    • Diferenças entre o teste estático e o teste dinâmico
  • Processo de Revisão
    • Processo de Revisão de Produtos de Trabalho
    • Papéis e responsabilidades em uma revisão formal
    • Tipos de Revisão
    • Aplicação de técnicas de revisão
    • Fatores de Sucesso para Revisões

CAPÍTULO 4. TÉCNICAS DE ENSAIO

  • Categorias de técnicas de teste
    • Escolha das técnicas de teste
    • Categorias de técnicas de teste e suas características
  • Técnicas de teste de caixa preta
    • Partição de equivalência
    • Análise de valores de fronteira
    • Teste da tabela de decisão
    • Teste de transição de estado
    • Teste de Caso de Uso
  • Técnicas de teste de caixa branca
    • Cobertura de provas e julgamentos
    • Evidência e Cobertura de Decisão
    • O valor da prova de julgamento e decisão
  • Técnicas de teste baseadas na experiência
    • Previsão de erro
    • Teste Exploratório
    • Teste com base em listas de verificação

CAPÍTULO 5. GESTÃO DE TESTES

  • Organização do Teste
    • Teste Independente
    • Tarefas de um líder de teste e um testador
  • Planejamento e estimativa de teste
    • Objetivo e conteúdo de um plano de teste
    • Estratégia de teste e foco.
    • Critérios de entrada e critérios de saída (definição de pronto e definição de pronto)
    • Programação de execução de teste
    • Fatores que influenciam o esforço do teste
    • Técnicas de estimativa de teste
  • Monitoramento e controle de teste
    • Métricas usadas no teste
    • Objetivos, conteúdos e audiências dos relatórios de teste
  • Gerenciamento de configuração
  • Riscos e Evidências
    • Definição de Risco
    • Riscos do produto e riscos do projeto
    • O teste com base no risco e na qualidade do produto
  • Gerenciamento de Defeitos

CAPÍTULO 6. APOIO DE FERRAMENTAS PARA O PROCESSO DE ENSAIO

  • Considerações sobre a ferramenta de teste
    • Classificação da ferramenta de teste
    • Benefícios e riscos da automação de testes
    • Considerações especiais sobre ferramentas de execução e gerenciamento de teste
  • Uso eficaz de ferramentas
    • Princípios básicos para seleção de ferramentas
    • Projetos-piloto para introduzir uma ferramenta em uma organização
    • Fatores de sucesso da ferramenta